SSIS – Criando seu próprio SCD

Essa série de posts trata do conceito de gerenciamento de dados históricos em dimensões dentro de um Data Warehouse, o Slowly Changing Dimension.

O conteúdo dessa série irá ajudar os desenvolvedores de ETL que usam a ferramenta de integração de dados da Microsoft – o Integration Services – a tornarem suas cargas de dados históricos das dimensões mais rápidas, sem o uso de queries complexas, o que permite uma abstração de SGBD.


  1. SSIS – Criando seu próprio SCD 1 – Neste post da série você irá aprender alguns conceitos sobre Business Intelligence e ETL.
  2. SSIS – Criando seu próprio SCD 2 – Neste post da série você irá efetuar a criação do ambiente de testes para configurar o Slowly Changing Dimension na carga de dimensões.
  3. SSIS – Criando seu próprio SCD 3 – Neste post, você irá aprender a configurar o Componente Slowly Changing Dimension do MS Integration Services.
  4. SSIS – Criando seu próprio SCD 4 – Neste último post da série, você irá usar alguns dos componentes disponíveis no Integration Services para criar um fluxo de SCD personalizado.