Dados Históricos com Change Data Capture

Essa série irá falar sobre uma feature do SQL Server denominada Change Data Capture. Através dela é possível capturar as várias alterações que ocorrem em tempo real e armazená-las em tabelas em um outro esquema da base relacional.

Depois de armazenados, esses dados podem ser consumidos através do Integration Services para popular Operational Data Stores (ODSs) ou até mesmo Data Warehouses (DWs).


  1. CDC – Parte 01 – O post realiza uma introdução sobre a feature do SQL Server denominada Change Data Capture (CDC) e disponibiliza o scrip para criação do ambiente de testes;
  2. CDC – Parte 02 – Neste post será possível aprender acerca dos comandos responsáveis por habilitar e criar os os objetos de CDC na base de dados.
  3. CDC – Parte 03 – Neste post da série será possível aprender e entender cada um dos tipos de objetos criados pelo Change Data Capture.
  4. CDC – Parte 04 – Nesta etapa você aprenderá sobre como otimizar os jobs de captura e cleanup de dados históricos dentro do CDC para otimização de ambiente.
  5. CDC – Parte 05 – Nesta etapa da série você aprenderá a utilizar as funções [get_all_changes] e [get_net_changes] para manipulação dos dados históricos das tabelas de CDC;
  6. CDC – Parte 06 – Nesta etapa da série será possível entender sobre as melhores práticas para utilização do Change Data Capture em um ambiente de produção;
Anúncios