Banco de Dados Evolutivo

Esse tema o qual escrevi foi capa da revista SQL Magazine – edição 133.

capa-revista-sql-magazine-133-gg

A série de posts trata do conceito de banco de dados evolutivo bem como sua implementação frisando as boas práticas e técnicas usadas.

O tema será útil para o profissional de banco de dados que possuam uma ou mais bases de desenvolvimento, homologação e Produção que precisam constantemente sofrer constantes alterações de versões.

Após a leitura desta série será possível construir uma base de dados versionada em paralelo a qualquer sistema usando a ferramenta de versionamento de banco de dados Liquibase.


  1. Banco de Dados Evolutivo – Parte 01 Tratar de alguns conceitos para que seja possível por em prática a metodologia de desenvolvimento de banco de dados evolutivo.
  2. Banco de Dados Evolutivo – Parte 02 Trata de mais uma parte dos conceitos usados entre a equipe de desenvolvimento x equipe de banco de dados para que seja possível construir um banco de dados que evolua junto à aplicação.
  3. Banco de Dados Evolutivo – Parte 03  Explica acerca dos diferentes tipos de refatorações de bancos de dados. Trata também sobre a melhor prática para utilização das SandBox.
  4. Banco de Dados Evolutivo – Parte 04 Explica como automatizar a maior parte do trabalho de controle de versionamento de banco de dados.
  5. Banco de Dados Evolutivo – Parte 05 Ensina instalar e configurar a ferramenta de versionamento de banco de dados Liquibase.
  6. Banco de Dados Evolutivo – Parte 06 Finaliza a criação do ambiente de testes usado disponibilizando as boas práticas de uso da ferramenta de versionamento de Banco de Dados, Liquibase.
  7. Banco de Dados Evolutivo – Parte 07 Inicio do aprendizado sobre o funcionamento do comando UPDATE e execução da primeira refatoração através do Liquibase.
  8. Banco de Dados Evolutivo – Parte 08 Aprendisado acerca do comando RollbackCount.
  9. Banco de Dados Evolutivo – Parte 09 Aborda mais sobre as refatorações no Liquibase e ensina como realizar uma bundled change addColumn.
  10. Banco de Dados Evolutivo – Parte 10 Ensina como realizar uma bundled change AddNotNullConstraint.
  11. Banco de Dados Evolutivo – Parte 11 Ensina como realizar uma bundled change mergeColumn, bem como a execução do SQL Output através do comando updateSQL que é responsável por transformar as refatorações criadas em XML para comandos SQL.
  12. Banco de Dados Evolutivo – Parte 12 Nessa etapa será possível aprender como versionar a base de dados para dessa forma conseguir evoluir por versões e não mais por changesets. Paralelo a isso, será discutido o uso do comando DIFF database através da ferramenta de versionamento de banco de dados Liquibase.
  13. Banco de Dados Evolutivo – Parte 13 Nessa etapa será aprendido a criação do XML com a bundled change SQL para executar comandos mais complexos através da ferramenta de versionamento de banco de dados Liquibase.
  14. Banco de Dados Evolutivo – Parte 14 Nessa etapa será aprenderá como executar o comando ROLLBACK <versão>.

Um comentário sobre “Banco de Dados Evolutivo

  1. Pingback: Retrospectiva – 2016 | Arthur Luz | Data's Light

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s