Report Services 2016 / Datazen Beginning – Parte 7

Neste post da série você irá conhecer a ferramenta responsável por criar e publicar Dashboards dentro do Datazen Server, o Datazen Publisher.


Como você pode observar na Parte 5 e Parte 6 do conjunto de posts, a criação de Data Sources, Data Views e KPIs é realizada dentro do Painel de Administração do Datazen Server. Porém, para que seja possível efetuar a criação de Dashboads você precisará usar uma ferramenta externa. O Datazen Publisher.

A instalação e configuração dessa ferramenta foi realizada na Parte 2 e Parte 3 do conjunto de posts.

Acesse a ferramenta Datazen Publisher e você precisará preencher as informações relacionadas ao Server do Datazen em que irá se conectar.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.09.32

  1. Server Address deverá ser configurada com o servidor em que o Datazen Server foi instalado. No conjunto de posts, Tanto o Datazen Server quanto o Datazen Publisher foram configurados na mesma maquina. Por isso preencha com localhost.
  2. Em Username e Password preencha respectivamente o login e senha do usuário que foi criado e que é owner do Hub que foi criado.
  3. O checkbox Use Security Connection deve ficar desmarcado. Essa opção só é usada quando o Datazen Server usa certificado para conexão segura.
  4. O checkbox Sync All Data deve ficar habilitado. Ele é responsável por fazer um refresh nos dados.

Ao se conectar, você poderá ver os KPIs que já foram criados na Parte 6. Clique com o botão direito do mouse dentro do Publisher e você poderá ver as opções disponíveis.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.18.41

As opções relevantes aqui serão Create, Connected e ManageEm Connected será possível ver a conexão ao Datazen Server atual e também se conectar a uma outra instancia com outro Server se necessário.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.21.40

Em Manage você terá acesso a algumas opções de configuração de Dashboards e KPIs.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.20.59

  1. Em KPIs & Dashoboars será possível Criar ou alterar Grupos de Dashboards.
  2. Em Background Data Sync será possível configurar o Serviço de Data Cache do Dashboard e KPI.
  3. Em Application Branding será possível alterar a as configurações gráficas do Datazen. Existem algumas que vem por Default. Mas é possível que você crie seu próprio Branding e o disponibilize através do painel de Administração.
  4.  Em Work Folder será possível criar ou alterar a pasta de trabalho local do Datazen Publisher. Os Dashboards que forem criados e salvos localmente ficaram dentro dessa pasta de trabalho.
  5. Em PIN Lock será possível configurar uma senha de quatro dígitos numéricos que sempre será solicitada ao iniciar ou ao iniciar e acessar o Publisher.
  6. Em Privacy Settings você poderá configurar a as propriedades de privacidade do uso aos dados.

Ao acessar a opção Create você terá acesso à tela que define se você criará um Dashboard do zero ou criará um Deshboard a partir de um outro já existente.

Obs – Se selecionada a opção de criar um painel derivado de outro, o dashboard selecionado não será sobre escrito. Ele será copiado.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.37.25

Selecione a opção Start from an empty dashboard. Feito isso você irá se deparar com a tela de criação de Dashboards dentro do Datazen Publisher.


Temos muito o que falar do Datazen Publisher. É necessário que você entenda bem como manusear a ferramenta antes de começar a criar e publicar Dashboards. portanto, vamos por partes. Vamos iniciar pelos 4 painéis de configuração.

Layout View – Será nesse painel que você irá desenvolver o designer do dashboard. Em outras palavras, será aqui que você perderá um pouco de tempo com o usuário final entendendo como ele quer que seus dados sejam apresentados.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.41.46 2

Data View – Nesse painel você irá conectar os dados dos data views criados no painel de administração aos componentes gráficos selecionados no painel Layout View.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.49.03

Dashboard Settings – Nesse painel será possível definir as configurações do Dashboard que está sendo desenvolvido tanto localmente quanto para o Server quando esse painel for publicado.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.51.23

 Run Preview – Nesse painel é possível ver, em tempo de desenvolvimento, como está o dashboard que está sendo criado.

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.53.31


Ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer uma das abas de desenvolvimento do Datazen Publisher você terá as seguintes opções:

Captura de Tela 2015-10-12 às 06.55.00

  1. Em Home você será redirecionado para a pagina inicial do Datazen Publisher;
  2. Em New Dashboard você poderá criar um novo painel;
  3. Em Save Locally será possível salvar o dashoboard que está sendo desenvolvido localmente na pasta de trabalho (Work Folder);
  4. Em Publish to Server será possível salvar dentro do Datazen Server o Dashboard que foi desenvolvido. Feito isso, todos os dispositivos moveis e web que tiverem acesso à esse servidor poderão ter acesso a esse Dashboard.

Nos próximos post da série você irá começar a criar Dashboards. Falaremos sobre os tempos de execução dos Dashboards (Dashboards Runtime). Também veremos mais sobre cada uma das possibilidades de criação dentro do Publisher e cada componente de desenvolvimento dentro do painel Layout View.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Report Services 2016 / Datazen Beginning – Parte 7

  1. Pingback: Datazen Beginning – Parte 8 | Arthur Luz | Data's Light

  2. Pingback: Datazen Beginning – Parte 10 – Arthur Luz | Data's Light

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s